O Barómetro do Turismo volta a evidenciar um clima de forte confiança no setor do turismo com os profissionais a atribuírem 83,2 pontos ao nível de confiança, valor que representa o segundo mais elevado num 4º trimestre, desde o início da monitorização deste indicador pelo o IPDT.
Este resultado reflete a maturidade, robustez e atratividade continuada do setor. A estabilidade económica, a valorização da hospitalidade portuguesa e o crescente reconhecimento internacional do destino contribuem para este sentimento positivo.
Natal e Fim de Ano 2025 com perspetivas positivas
Os profissionais do setor antecipam uma quadra natalícia com bons resultados, tanto no mercado interno como externo. A maioria dos respondentes aponta para um ligeiro crescimento no número de hóspedes e dormidas, com um crescimento mais expressivo nas receitas, indicador que reflete uma valorização da oferta turística e maior predisposição para o gasto por parte dos turistas. Estas projeções sustentam-se na solidez da atratividade internacional de Portugal, beneficiando da reputação do país como destino seguro, acolhedor e com propostas diferenciadoras para a época festiva.
Mercados internacionais: os 5 protagonistas
Espanha, Reino Unido, França, Estados Unidos da América e Alemanha deverão assumir-se como os principais mercados internacionais no Natal e fim de ano de 2025. Estes resultados confirmam a relevância dos mercados europeus de proximidade, com destaque para a liderança expressiva de Espanha, e reforçam a consolidação dos EUA como um mercado estratégico de longo curso, com um contributo crescente para o desempenho do turismo nacional nesta quadra festiva.
Concorrência europeia intensifica-se
O Barómetro identifica três destinos como os principais concorrentes de Portugal na captação de turistas internacionais durante a quadra natalícia e de final de ano: Espanha, Itália e Grécia são os principais países concorrentes de Portugal nesta janela de tempo. Trata-se de destinos que combinam forte atratividade turística e posicionamento consolidado nesta época do ano.
1.º semestre de 2026: setor antecipa crescimento e redução da carga fiscal
Em relação ao 1.º semestre de 2026, as expectativas continuam positivas. O painel projeta um aumento da atividade turística, da procura e do investimento privado. Entre os diferentes indicadores avaliados, a redução da carga fiscal sobre o setor surge como a principal evolução esperada, sinalizando uma possível melhoria do contexto económico para o turismo em Portugal. Apesar deste cenário positivo, subsistem sinais de alguma cautela, nomeadamente em relação à rentabilidade das empresas e ao ligeiro aumento previsto do endividamento.
António Jorge Costa, presidente do IPDT, sublinha:
“Atingir o segundo valor mais elevado de confiança desde 2010, num quarto trimestre, revela um setor que se desenvolve e projeta com visão estratégica. Este resultado reflete uma maturidade crescente dos agentes turísticos, capazes de gerar valor durante todo o ano. Os resultados do Barómetro do Turismo para o Natal e Ano Novo 2025 são disso exemplo, sendo esperados valores recordes ao nível das receitas turísticas.”
O período de inquérito da 75ª edição do Barómetro do Turismo decorreu entre 14 e 22 de outubro de 2025, tendo reunido 44 respostas válidas, provenientes de um painel permanente de especialistas do setor do turismo.
Como podemos ajudar?
Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.
O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism
Contactos diretos
T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt
* Chamada para a rede nacional
** Chamada para a rede móvel nacional




