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A modernização dos caminhos-de-ferro poderá contribuir, a longo prazo, para o aumento dos benefícios ambientais, mas também, humanos, ou seja, através da sua articulação com áreas e setores que estão diretamente ligados às dinâmicas populacionais, como é o caso do turismo.

No passado, o transporte ferroviário teve um papel preponderante na evolução das sociedades oitocentistas e, posteriormente, novecentistas, na medida em que representou uma rutura com o tradicionalismo, ao fomentar novos hábitos, costumes e vivências, além de um arranque económico. A marca que o comboio deixou na história permite que os aventureiros de hoje tenham ao seu dispor inúmeras oportunidades para conhecer o legado industrial que este meio de transporte representa.

A European Best Destinations apresenta o ranking dos 9 melhores destinos europeus para viajar de comboio, e elege o Glacier Express, na Suíça, como uma das linhas ferroviárias mais emblemáticas do mundo. A cidade de Lisboa ocupa o nono lugar no ranking, destacando o percurso de comboio pela Ponte 25 de abril:

  1. Glacier Express, Suíça;
  2. Jacobite Steam Train, Escócia;
  3. Soller-Maiorca, Espanha;
  4. Estocolmo, Suécia;
  5. Bernina Express, Suíça;
  6. Manarola – Cinque Terre, Itália;
  7. Mountain Rigi- Luzern, Suíça;
  8. Flam Railway, Noruega;
  9. Lisboa, Portugal.

Interrail/Eurail          

O Interrail e o Eurail são iniciativas europeias que possuem como objetivo principal dar a conhecer a Europa, a várias faixas etárias, através de um passe ferroviário que oferece um número ilimitado de viagens de comboio. Estas iniciativas caraterizam-se por serem um pouco diferentes de uma viagem regular, pois proporcionam aos viajantes uma maior liberdade de mobilidade, escolha e improviso, tendo em conta o orçamento disponível. 

Transiberiano

O Transiberiano é uma das redes ferroviárias mais longas do mundo que liga a Rússia ocidental às províncias do extremo-oriente, Mongólia, China e Mar do Japão. Existem 4 rotas diferentes pelas quais os viajantes podem optar, sendo que todas têm início em Moscovo. As viagens podem ser realizadas através de comboios turísticos privados ou regulares.

Rotas:

  • Transiberiano;
  • Transmongol;
  • Transmanchuriano;
  • Baikal Amur.

PeruRail Vistadome – Comboio panorâmico de Cusco ao Machu Picchu

O Perurail Vistadome apresenta uma forma inovadora de viajar de comboio, onde nenhuma paisagem ou vista escapa aos olhos dos passageiros. O comboio panorâmico executa um percurso desde a cidade de Cusco, no Peru, até ao Machu Picchu, uma cidadela inca que se situa no topo da cordilheira dos Andes.

A viagem mais longa de comboio: de Lisboa a Singapura

A rota ferroviária Lisboa-Singapura, com uma extensão de 18.755 km, é considerada viagem de comboio mais longa do mundo, tendo ultrapassado a anterior rota de Londres – Singapura (1.609 km). Esta é uma viagem que poderá durar 21 dias e que implica várias mudanças de comboio, assim como o recurso a linhas de autocarro e, ainda, a pernoita em algumas das cidades mais icónicas.

Comboio histórico do Douro

O comboio histórico do Douro, ou a locomotiva a vapor CP 0186, foi construído em 1925 e realiza um percurso de 36 km sob a linha do Douro, entre a Régua e o Tua. O seu itinerário permite admirar as famosas paisagens do Douro Vinhateiro, consideradas património mundial da UNESCO desde 2001, e experimentar algumas atividades e produtos tradicionais.

As viagens de comboio representam itinerários únicos que permitem aos viajantes uma conexão singular com o património, a cultura e os habitantes de uma localidade, ao mesmo tempo que desfrutam de conforto e comodidade. Num futuro próximo será importante que os modelos de governança encarem o transporte ferroviário como uma solução sustentável para o desenvolvimento das sociedades e das suas economias. As oportunidades de atuação são inúmeras, assim como as vantagens resultantes delas, contudo é, ainda, necessário percorrer um longo caminho, cientes da necessidade de proteger o planeta e a vida que nele habita.

Este tema será explorado com detalhe na edição 2022 da revista de tendências do IPDT – Turismo’22. Fique atento!

Como podemos ajudar?

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