Skip to main content

O desenvolvimento internacional do turismo incrementou a competitividade entre os destinos e, nesta perspetiva, a gestão de destinos turísticos tornou-se uma questão de extrema importância, não só no que à qualidade da experiência do visitante diz respeito, como quanto à gestão dos impactos do turismo nas comunidades locais e ambientais.

O negócio turístico é um processo complexo e desde o momento em que os visitantes chegam ao destino até o momento em que saem, a qualidade da experiência turística é afetada por muitos serviços e experiências. Fornecer serviços de qualidade depende pois do esforço conjunto das entidades públicas e privadas que atuam ao longo de toda a cadeia de valor do turismo.

Nesta perspetiva, muitos destinos recorrem a organizações de gestão de destinos, que assumem o papel de gerir e coordenar as atividades turísticas. O objetivo é maximizar o valor do turismo para os visitantes, assegurando simultaneamente benefícios e sustentabilidade locais.

Vantagens da Gestão de Destinos

  1. Criar vantagem competitiva

Há dois requisitos fundamentais para conseguir vantagens competitivas face aos principais concorrentes, designadamente, o estabelecimento de um posicionamento forte e único (oferecendo experiências diferentes com enfoque naquilo que torna o destino único e difícil de imitar) e ter uma oferta de qualidade excelente e com uma boa relação qualidade-preço.

  1. Assegurar a sustentabilidade do turismo

O desenvolvimento sustentável do turismo, com um planeamento adequado e uma gestão eficaz, assegura a integridade ambiental e dos recursos do destino. Uma boa gestão também pode ajudar a evitar conflitos socioculturais e minimizar os efeitos negativos do turismo nos estilos de vida, tradições e valores das comunidades locais.

  1. Estender os benefícios do turismo

Os benefícios do turismo podem ser repartidos pelo apoio ao desenvolvimento de produtos experiências da comunidade, como por exemplo o turismo rural e experiencial, ou pela promoção de pequenas empresas, explorando o potencial das artes e artesanato locais.

  1. Desenvolver uma marca forte e vibrante

Os destinos estão cada vez mais conscientes do valor e potencial de uma marca turística forte, estando convictos de que uma oferta de qualidade contribui para o aumento da lealdade e consequente regresso dos turistas.

Como podemos ajudar?

Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.

O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism

Contactos diretos

T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt

IPDT - TOURISM INTELLIGENCE
Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. A Política de Privacidade do IPDT explica como recolhemos, utilizamos e protegemos as suas informações pessoais quando utiliza o nosso website.
Mais informações sobre a Política de Privacidade do IPDT aqui