Skip to main content

Parece ficção científica, mas não é. Chama-se metaverso e tem despertado curiosidade por parte dos grandes agentes turísticos, um pouco por todo o mundo.

O que é o metaverso e qual a relação com o turismo?

O metaverso é um conceito cada vez mais presente em diversas áreas, incluindo o turismo. Trata-se um espaço virtual partilhado, que possibilita a interação em tempo real entre utilizadores, através de avatares, independentemente da sua localização física, proporcionando experiências turísticas únicas e imersivas.

Permite que os turistas visitem destinos virtuais, conheçam hotéis e atrações turísticas, antes de decidirem reservar uma viagem. Tudo isto é possível graças à utilização de tecnologias de inteligência artificial e realidade aumentada, que criam experiências turísticas únicas e personalizadas.

Quais as 3 grandes vantagens do metaverso no turismo?

Uma das principais vantagens do uso do metaverso no turismo prende-se com a possibilidade de explorar destinos turísticos sem sair de casa, de forma segura e confortável. Este aspeto permite que os turistas conheçam mais sobre os locais para onde tencionam viajar, podendo funcionar como motivação adicional no processo de decisão da viagem.

Outra das vantagens relaciona-se com a questão da sustentabilidade. O facto de ser possível visitar destinos turísticos sem emitir gases com efeito de estufa, pode ser uma alternativa interessante em termos de redução da pegada ambiental do setor.

Por fim, o uso metaverso fomenta a inclusão, por permitir que muitos destinos e atrações turísticas sejam acessíveis a mais pessoas, mesmo aquelas que não têm condições para visitar os locais presencialmente.

Através do metaverso é possível representar réplicas perfeitas de destinos ou de alguns dos mais conhecidos pontos de interesse. Atualmente já existem diversos exemplos, entre os quais desatacamos:

  • O BCB Group criou o “Cyber Tourism Destination”, onde podemos encontrar as atrações turísticas mais conhecidas do mundo, disponíveis num único local. Através dos seus avatares, os utilizadores podem conhecer livremente e explorar todos estes atrativos sem sairem do local onde estão.
  • Outro exemplo incontornável é a cidade de Seul. A capital da Coreia do Sul investiu 1,6 milhões de dólares para lançar a 1ª fase do projeto Metaverse Seoul, que tem como objetivo ser um ecossistema de comunicação virtual para todas as áreas de administração municipal, permitindo que os cidadãos tenham acesso a documentos oficiais, façam reclamações ou tirem dúvidas sobre questões fiscais. O Metaverse Seoul será também uma porta de entrada para o turismo, uma vez que qualquer pessoa vai poder visitar virtualmente as principais atrações turísticas da cidade e assistir a eventos emblemáticos como o Festival das Lanternas.

Em suma, o metaverso é uma realidade cada vez mais presente e pode representar uma oportunidade muito interessante para o setor do turismo, oferecendo experiências turísticas únicas, acessíveis e personalizadas

Como podemos ajudar?

Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.

O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism

Contactos diretos

T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt

Logo IPDT Turismo 2024
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.