Skip to main content

Neste artigo abordamos o impacto de conteúdos provenientes de diferentes culturas, transmitidas pelas plataformas streaming, e como estas são um dos fatores decisivos para a procura de destinos de choque cultural.

No início de 2020, iniciou-se a pandemia provocada pelo vírus COVID-19, o que conduziu à adoção de diversas restrições. Com as medidas implementadas para mitigar a propagação do vírus, o mundo parou e, consequentemente, toda a atividade turística também. De forma a preencher o tempo livre e reduzir o stress criado pela situação pandémica, a sociedade procurou novas formas de se entreter e de se cultivar. As plataformas de streaming registaram nesse ano um aumento significativo. Segundo um artigo publicado pela Universidade Técnica de Lisboa, a Netflix registou um aumento de 16 milhões de subscritores nos primeiros 3 meses de pandemia. Este aumento pode ser justificado, em grande parte, pela procura de novos conteúdos que provocaram uma maior abertura e acesso a diferentes culturas, o que mais tarde suscitou um interesse em aprender novas línguas. Com o alívio das medidas restritivas, o desejo de conhecer essas culturas aumentou.

Com o aumento da procura de plataformas de streaming e a projeção que estas dão às várias culturas e destinos, um estudo realizado pela Booking revela que para 2023, 40% dos respondentes expressam o desejo de experienciarem um verdadeiro choque cultural e 47% vão procurar um destino onde possam vivenciar experiências culturais e idiomas completamente opostos ao considerado comum.

 Uma viagem de choque cultural requer uma experiência turística imersiva onde os turistas conheçam profundamente os diferentes hábitos, comportamentos, tradições e realidades.

Alguns dos destinos com os hábitos e comportamentos opostos aos nossos:

  • China – sabia que, se comer tudo o que está no prato é visto como uma ofensa? Para nós significa que o prato está excelente e é um motivo de orgulho para quem o confecionou.
  • Japão – segundo a revista Travel Talk Mag, é considerado uma falta de respeito o telefone tocar e atendê-lo dentro dos transportes públicos. É preferível colocar os aparelhos em silêncio e devolver a chamada num local privado.
  • Coreia do Sul – receber e oferecer coisas com apenas uma mão é considerada um gesto antipático. Os sul coreanos observam com bons olhos aqueles que recebem e dão com ambas as mãos.
  • India – festejar o casamento é processo de várias etapas e com festejos que podem durar semanas.

 Da mesma forma que a cultura dos outros países cria em nós a vontade de viajar e sermos “culturalmente impactados”, deixamos as seguintes questões para reflexão:

  • Poderá a cultura portuguesa ter o mesmo efeito nos outros países?
  • Poderá Portugal ser um destino atrativo para turistas que procuram experiências de choque cultural?
  • Poderá, esta tendência, ser uma oportunidade para os destinos e as empresas turísticas portuguesas?
  • Será Portugal um tema de conversa sobre o tema: cultura do choque?

Deixem as vossas opiniões e comentários acerca deste tema!

Como podemos ajudar?

Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.

O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism

Contactos diretos

T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt

Logo IPDT Turismo 2024
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.