Skip to main content

Focado na observação do céu e das estrelas, nos últimos anos o astroturismo tem sido cada vez mais procurado em territórios que apresentam boas condições de visibilidade, como é o caso de Portugal, Chile, Espanha e Estados Unidos.

Portugal apresenta-se no topo da lista de melhores locais para esta forma de turismo devido ao clima e aos espaços de ocupação remota de algumas regiões do país que permitem contemplar, em todo o seu esplendor, as constelações, as nebulosas e os planetas. E esta pode ser uma alternativa em tempos de pandemia.

 

O primeiro destino mundial certificado é português:

O Grande Lago Alqueva foi o primeiro destino no mundo a receber o selo de qualidade – Starlight Tourism Destination Certification, atribuído pela fundação Starlight, com o apoio da UNESCO, da Organização Mundial do Turismo e do Instituto Astrofísico das Canárias (IAC).

Por isso, as noites límpidas, as temperaturas amenas e a fraca poluição luminosa, e as caraterísticas da região, fazem da área circundante do Lago Alqueva uma janela para o universo, com enorme valor cultural e científico.

As Aldeias de Xisto tornam-se o 2º Destino Turístico Starlight em Portugal:

Em Agosto’20 a Fundação Starlight atribuiu ao Dark Sky Aldeias do Xisto a certificação internacional Destino Turístico Starlight, tornando-se, assim, no segundo destino com essa distinção a nível nacional. Este projeto é liderado pela ADXTUR em parceria com a Associação Dark Sky® Alqueva e tem como co-promotor a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

As excelentes condições de visibilidade, a transparência e escuridão do céu foram elementos-chave para a certificação alcançada, mas também foi valorizado o o compromisso entre as entidades públicas, privadas e científicas, bem como, a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos, amplificada pelo genuíno interesse da comunidade residente.

 

Os “destinos Starlight” são locais com uma poluição luminosa muito baixa, onde os visitantes podem desfrutar de oportunidades únicas e incomparáveis ​​para contemplar o céu noturno, que detém particularidades únicas para a prática e desenvolvimento do Astroturismo.

Assim, e para assegurar a qualidade das experiências, as Fundações Starlight e Dark Sky criaram sistemas de certificação que asseguram a qualidade do céu e o investimento do destino na conservação e proteção, contemplando a observação como parte do património natural, paisagístico, histórico, científico e cultural. A Fundação Starlight já certificou vários destinos, sendo a maior parte deles em Portugal e Espanha. Já a Dark Sky certificou locais de observação na sua maioria nos Estados Unidos.

 Consulte também o último artigo do Blog IPDT #WeTalkAbout: Pesquisas por turismo rural em Portugal atingiram o pico em maio

Como podemos ajudar?

Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.

O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism

Contactos diretos

T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt

Logo IPDT Turismo 2024
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.