Skip to main content

PARA ONDE VÃO?

A geografia do turismo de luxo tem mudado ao longo dos anos. Alguns países europeus, como Inglaterra, Alemanha, França, Itália e Holanda ainda lideram como principais mercados, mas entretanto a Rússia é o destino que aparece listado com maior frequência. Ainda que Paris, Roma e Londres se mantenham entre as cidades mais procuradas, a nível mundial, é no Médio Oriente que o turismo tem vindo a crescer mais rapidamente, sendo o Dubai a cidade mais popular. No continente americano a demanda pelo turismo doméstico ainda é dominante. Nova Iorque, Miami e Los Angeles lideram destacadamente como as cidades para onde mais viajam. Quando saem do país, os destinos mais procurados pelos americanos continuam a ser Canadá, México e Caraíbas. No oriente, Japão e Austrália são os países onde os turistas mais gastam, mas Índia e China lideram quando se trata de volume de viajantes. As cidades mais populares são Singapura, Hong Kong e Tóquio.

Além destes destinos mais tradicionais, existe um número crescente de cidades que têm vindo a conquistar popularidade entre os viajantes mais exigentes. Entre as suas caraterísticas comuns mais marcantes estão:

  • Mais privacidade/menos ostentação: um estilo de luxo mais tranquilo e discreto. Ilhas privadas, por exemplo, já fazem parte dos destinos mais desejados.
  • Paisagens intocadas: Brasil, Patagónia (Argentina e Chile), Austrália e Nova Zelândia aparecem na lista das novas experiências de viagens em função da sua natureza intacta e paisagens de beleza indescritível.
  • Fora do roteiro “off-the-beaten-track”: Algumas áreas atualmente inexploradas por razões sociais ou políticas, tendem a tornar-se muito atrativas.
  • Apelo ambiental e cultural: Destinos com cultura e tradições fascinantes como Israel e Peru crescem em popularidade entre os turistas mais abastados. A consciência ambiental e social tem um peso enorme nesta procura.

QUANTO VÃO PAGAR?

Não podemos esquecer de mencionar o fator “preço” como o lado racional do luxo. O preço elevado é, sem dúvida, um elemento fundamental na definição do luxo. Na perspetiva do consumidor, é um indicador relevante pois segmenta a procura, ajudando a manter a exclusividade e fazendo a ligação com a alta qualidade e a diferenciação social, por exemplo.

Os consumidores de luxo podem gastar excessivamente, mas gostam de saber que o estão a fazer com sabedoria e segurança.

Como podemos ajudar?

Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.

O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism

Contactos diretos

T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt

Logo IPDT Turismo 2024
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.