Skip to main content
1. Envolver o Trade Turístico

O trade (conjunto dos sub-setores que compõem o turismo) é cada vez mais  destacado pela importância no desenvolvimento turístico. O seu envolvimento na tomada de decisões das estruturas de gestão dos destinos assegura que as estratégias de crescimento e posicionamento são mais eficazes e ponderadas, resultando numa construção colaborativa do destino. Atualmente, a não auscultação do trade é um passo para a ineficácia e o desajustamento das políticas, comprometendo o sucesso na gestão dos destinos.

2. Trabalhar o Big Data

Todos os dias são gerados milhões de dados. O seu correto tratamento e análise permite preparar os destinos e antecipar tendências e necessidades da procura turística. A constante monitorização de quem nos procura permite acrescentar valor ao destino. Por exemplo, formando recursos humanos para comunicar em línguas alternativas, instalar equipamentos de apoio ao cycling e walking, comunicar pontos de interesse turísticos que permitam a desconcentração turística, são alguns exemplos.

3. Sustainable thinking

A sustentabilidade dos destinos é um dos chavões mais referidos atualmente. Quer a nível ambiental, quer social ou mesmo económico, o turismo gera impactos que importam trabalhar e potenciar, para que se alcancem benefícios reais para as comunidades. O poder do turismo é enorme e representa uma janela de oportunidade para que, através dele, se promovam mensagens de harmonia, paz e proteção do meio ambiente. Mais que uma simples viagem, o turismo representa um processo educacional contínuo, fundamental para a “formação” das pessoas.

4. Segmentar, comunicar e crescer em valor

Posicionar um destino para os segmentos de mercado mais adequados à sua oferta é fundamental para que cresça em valor e gere riqueza. Assim, comunicar um destino para um Baby Boomer (nascidos entre 1940 e 1960) tem de ser diferente de o comunicar para uma pessoa nascida entre 1961 e 1980 (Geração X). Enquanto a presença digital é um requisito determinante para a escolha dos destinos de viagem para os Millenialls (1981 a 1994) e para a Geração Z (1995-2010), os Baby Boomers encontram maiores índices de confiança na compra de viagens através de agências de viagem.

Para mais informação sobre a Geração Z propomos a leitura da Revista Turismo’18, lançada pelo IPDT.

Como podemos ajudar?

Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.

O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism

Contactos diretos

T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt

Logo IPDT Turismo 2024
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.