Skip to main content

Conheça, agora, um pouco sobre o processo de certificação de Melgaço.

Melgaço apresenta-se como um território rico em património natural e cultural, o que o diferencia e afirma enquanto destino turístico. Sendo a natureza um importante ativo do destino, compreendeu-se, desde cedo, que seria fundamental apostar na sua conservação e promoção, linhas orientadoras que são exploradas na estratégia para o turismo do município, um documento desenvolvido pelo IPDT – Turismo e Consultoria que permitiu posicionar Melgaço como “O Destino de Natureza mais radical de Portugal”, bem como fortalecer o seu compromisso com a sustentabilidade e impulsionar uma nova jornada.

Em 2021, Melgaço iniciou um novo caminho no rumo à Sustentabilidade, nomeadamente a sua certificação como destino turístico sustentável. O IPDT – Turismo e Consultoria, como especialista no desenvolvimento de processos de certificação de destinos turísticos, foi a entidade escolhida para assessorar o processo de certificação, sendo a Earthcheck o organismo responsável por atribuir a mesma. Esta foi a entidade selecionada uma vez que é líder em certificação de destinos, com elevado reconhecimento e notoriedade internacional, e que promove um elevado grau de exigência, verificação e cumprimento, o que a distingue das demais.

O processo de certificação foi pensado e desenvolvido para garantir um trabalho integrado, colaborativo e participativo, onde é solicitada a opinião dos vários agentes (públicos e privados), stakeholders e comunidade local. Neste contexto, a criação da DMO (Destination Management Organization) e da Green Team foram estruturas chave para definir os principais objetivos e metas a alcançar pelo destino, no âmbito deste processo. À DMO, em específico, compete planear, gerir e supervisionar o processo de certificação de Melgaço como Destino Turístico Sustentável.

Posteriormente, e em colaboração com todos os envolvidos, foi pensada e publicada a Política de Gestão da Sustentabilidade de Melgaço que veio materializar os principais compromissos e áreas de desempenho. A fim de dar resposta aos compromissos estipulados foi necessário criar estruturas de auscultação ao trade e residentes, de modo a reunir informação, dados e evidências sobre o estado da arte da sustentabilidade de Melgaço ao nível económico, social, cultural e ambiental. Esta fase de trabalho, designada de benchmarking, consiste na recolha de dados qualitativos e quantitativos que permitem avaliar e comparar a performance do destino.

Com base nos contributos recolhidos foi desenvolvido o Plano de Ação para a Sustentabilidade, um documento constituído por 57 medidas que orientam o destino em termos de operacionalização e mecanismos de monitorização da evolução da jornada da sustentabilidade em Melgaço.

Em dezembro de 2021, a EarthCheck atribuiu o Selo Bronze ao destino, o primeiro reconhecimento externo do compromisso assumido com todas as entidades, empresas e residentes. Os resultados obtidos no benchmarking realizado permitiram comparar a performance de Melgaço com outros destinos internacionais nos domínios da energia, água, resíduos, biodiversidade, emissões de gases com efeito de estufa, economia, sociedade e cultura, metodologia primordial para obtenção do selo.

Melgaço registou, mesmo, performance superior às “best practices” mundiais em 14 dos 20 principais indicadores avaliados pela EarthChech, destacando-se:

  • A reduzida emissão de GEE percapita;
  • O baixo consumo de água percapita;
  • A reduzida proporção de resíduos sólidos enviados para aterro percapita;
  • A reduzida taxa de criminalidade e de desemprego.

Destaca-se, ainda, o facto de Melgaço ser um território com saldo carbónico negativo – emite menos CO2do que aquele que absorve (Melgaço absorve cerca de 7 vezes mais CO2 do que aquele que produz). Evidenciou-se, igualmente, o facto de o destino produzir 15 vezes mais eletricidade renovável, face ao total da energia que consome.

Em fevereiro de 2022, é alcançado um novo marco neste processo: a EarthCheck certificou oficialmente Melgaço como destino turístico sustentável, atribuindo-lhe o nível Prata.

Num prazo de 5 anos, Melgaço poderá receber um nível superior de certificação da EarthCheck: o “Gold”. Para tal necessita dar continuidade à sua performance, privilegiando a ação de preservação dos seus recursos que envolvam toda a comunidade local, cumprindo as medidas que se comprometeu no Plano de Ação e implementando novas ações que possam apoiar o objetivo de tornar Melgaço, um destino sempre mais sustentável.

No fundo, a certificação pela EarthCheck vem reconhecer e validar todo o trabalho desenvolvido pelo destino ao longo das últimas décadas, na defesa de um território mais sustentável a nível ambiental, cultural, social e económico, comunicando segurança, confiança e um compromisso séria e transparente

Como podemos ajudar?

Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.

O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism

Contactos diretos

T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt

Logo IPDT Turismo 2024
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.