fbpx Skip to main content

Sabia que Melgaço é um destino turístico sustentável certificado pela EarthCheck? Melgaço está no top 3 dos destinos nacionais certificados em Portugal por uma entidade acreditada pelo GSTC – Global Sustainable Tourism Council. O primeiro foram os Açores, em 2019 (saiba mais sobre este processo de certificação que também contou com a assessoria do IPDT).

Conheça, agora, um pouco sobre o processo de certificação de Melgaço.

Melgaço apresenta-se como um território rico em património natural e cultural, o que o diferencia e afirma enquanto destino turístico. Sendo a natureza um importante ativo do destino, compreendeu-se, desde cedo, que seria fundamental apostar na sua conservação e promoção, linhas orientadoras que são exploradas na estratégia para o turismo do município, um documento desenvolvido pelo IPDT – Turismo e Consultoria que permitiu posicionar Melgaço como “O Destino de Natureza mais radical de Portugal”, bem como fortalecer o seu compromisso com a sustentabilidade e impulsionar uma nova jornada.

Em 2021, Melgaço iniciou um novo caminho no rumo à Sustentabilidade, nomeadamente a sua certificação como destino turístico sustentável. O IPDT – Turismo e Consultoria, como especialista no desenvolvimento de processos de certificação de destinos turísticos, foi a entidade escolhida para assessorar o processo de certificação, sendo a Earthcheck o organismo responsável por atribuir a mesma. Esta foi a entidade selecionada uma vez que é líder em certificação de destinos, com elevado reconhecimento e notoriedade internacional, e que promove um elevado grau de exigência, verificação e cumprimento, o que a distingue das demais.

O processo de certificação foi pensado e desenvolvido para garantir um trabalho integrado, colaborativo e participativo, onde é solicitada a opinião dos vários agentes (públicos e privados), stakeholders e comunidade local. Neste contexto, a criação da DMO (Destination Management Organization) e da Green Team foram estruturas chave para definir os principais objetivos e metas a alcançar pelo destino, no âmbito deste processo. À DMO, em específico, compete planear, gerir e supervisionar o processo de certificação de Melgaço como Destino Turístico Sustentável.

Posteriormente, e em colaboração com todos os envolvidos, foi pensada e publicada a Política de Gestão da Sustentabilidade de Melgaço que veio materializar os principais compromissos e áreas de desempenho. A fim de dar resposta aos compromissos estipulados foi necessário criar estruturas de auscultação ao trade e residentes, de modo a reunir informação, dados e evidências sobre o estado da arte da sustentabilidade de Melgaço ao nível económico, social, cultural e ambiental. Esta fase de trabalho, designada de benchmarking, consiste na recolha de dados qualitativos e quantitativos que permitem avaliar e comparar a performance do destino.

Com base nos contributos recolhidos foi desenvolvido o Plano de Ação para a Sustentabilidade, um documento constituído por 57 medidas que orientam o destino em termos de operacionalização e mecanismos de monitorização da evolução da jornada da sustentabilidade em Melgaço.

Em dezembro de 2021, a EarthCheck atribuiu o Selo Bronze ao destino, o primeiro reconhecimento externo do compromisso assumido com todas as entidades, empresas e residentes. Os resultados obtidos no benchmarking realizado permitiram comparar a performance de Melgaço com outros destinos internacionais nos domínios da energia, água, resíduos, biodiversidade, emissões de gases com efeito de estufa, economia, sociedade e cultura, metodologia primordial para obtenção do selo.

Melgaço registou, mesmo, performance superior às “best practices” mundiais em 14 dos 20 principais indicadores avaliados pela EarthChech, destacando-se:

  • A reduzida emissão de GEE percapita;
  • O baixo consumo de água percapita;
  • A reduzida proporção de resíduos sólidos enviados para aterro percapita;
  • A reduzida taxa de criminalidade e de desemprego.

Destaca-se, ainda, o facto de Melgaço ser um território com saldo carbónico negativo – emite menos CO2do que aquele que absorve (Melgaço absorve cerca de 7 vezes mais CO2 do que aquele que produz). Evidenciou-se, igualmente, o facto de o destino produzir 15 vezes mais eletricidade renovável, face ao total da energia que consome.

Em fevereiro de 2022, é alcançado um novo marco neste processo: a EarthCheck certificou oficialmente Melgaço como destino turístico sustentável, atribuindo-lhe o nível Prata.

Num prazo de 5 anos, Melgaço poderá receber um nível superior de certificação da EarthCheck: o “Gold”. Para tal necessita dar continuidade à sua performance, privilegiando a ação de preservação dos seus recursos que envolvam toda a comunidade local, cumprindo as medidas que se comprometeu no Plano de Ação e implementando novas ações que possam apoiar o objetivo de tornar Melgaço, um destino sempre mais sustentável.

No fundo, a certificação pela EarthCheck vem reconhecer e validar todo o trabalho desenvolvido pelo destino ao longo das últimas décadas, na defesa de um território mais sustentável a nível ambiental, cultural, social e económico, comunicando segurança, confiança e um compromisso séria e transparente.

  • […] Junho de 2022, a OMT tinha já tinha destacado o processo de Certificação de Melgaço como Destino Turístico Sustentável, pela EarthCheck: um projeto que contou com a assessoria técnica do […]

  • >