Pelo terceiro ano consecutivo, Portugal foi eleito o melhor destino turístico europeu pelos World Travel Awards, os óscares do turismo.

Fundado em 1143, Portugal é um dos países mais antigos da Europa e oferece uma panóplia de oportunidades aos turistas que o visitam: os monumentos e as tradições, o fado e o folclore, a gastronomia e os vinhos, os percursos e a natureza, o artesanato, os azulejos, a arte, são algumas das atrações de excelência e autênticas para que Portugal seja considerado cada vez mais um destino de eleição.

Razões para conhecer Portugal não faltam, e os que visitam ou vivem no país podem comprovar, um país cheio de encanto de norte a sul passando pelas ilhas, um destino imperdível.

Neste artigo conheça 5 motivos para visitar, explorar e vivenciar Portugal.

1. Arquitetura

Para quem pretende adicionar um pouco de cultura à bagagem, Portugal dispõe de um conjunto fantástico de edifícios com vários estilos arquitetónicos, pelas mais belas cidades e vilas do país, que refletem a criatividade dos seus artistas. As maravilhosas obras de arquitetura de Portugal começam ainda na era da pré-história, com obras que até hoje se encontram abertas a visitas. A diversidade e a magnitude das obras existentes são extensas. Portugal oferece uma verdadeira viagem pela história onde cada espaço guarda um segredo de uma região, de um povo.

2. Segurança

Nunca é de mais referir que a segurança é justamente um dos fatores importantes na escolha de um destino. Portugal é o 14º país mais seguro do mundo, de acordo com o ranking de 2019 do World Economic Forum. Em análise, estiveram um total de 141 países, sendo que em primeiro lugar surge a Finlândia. A baixa taxa de criminalidade associada a uma reduzida ameaça de terrorismo, são fatores perfeitos para desfrutar de umas férias seguras em Portugal.

3. Diversidade

Portugal apresenta-se como um destino que marca, devido à grande diversidade e oferta turística. A natureza, as tradições, a cultura, a gastronomia, os vinhos, o sol e mar são alguns produtos que o país oferece. Embora o país tenha registado um grande crescimento ao nível do turismo nos últimos anos, este continua a ser um destino turístico que não compromete a qualidade e a diversidade dos serviços.

4. Clima

Localizado na ponta ocidental da Europa, Portugal tem uma localização privilegiada. O clima é considerado mediterrânico (ameno) praticamente durante todo o ano devido a influência do oceano atlântico. É considerado um dos países da Europa com a temperatura mais amena.

O verão não é muito quente e os invernos não tendem a ser muito frios, o que torna o país num destino turístico perfeito em qualquer época do ano.

5. Lugares que inspiraram J.K. Rowling

A ligação da autora da famosa série de livros Harry Potter com a cidade do Porto é bem conhecida entre os fãs. A passagem da autora por Portugal deixou uma marca tão profunda que acabou por usar a cidade como inspiração. Para os inúmeros leitores e amantes da saga a visita ao Café Majestic, à Livraria Lello e até mesmo à Universidade do Porto são locais obrigatórios.

>