Skip to main content
SOBRE O IPDT®

No IPDT, acreditamos que o sucesso do turismo começa com as pessoas.

Somos uma organização especializada no setor que oferece um serviço integrado ao longo de toda a cadeia de valor do turismo – estudo, definição de conceito, desenvolvimento de produto, definição de estratégias, implementação de planos de ação e monitorização de resultados.

Detemos uma equipa multidisciplinar com uma missão clara: desenvolver estratégias inovadoras para um turismo mais sustentável, competitivo e orientado para o futuro. Especialistas no setor, combinamos planeamento estratégico, marketing, design e comunicação, sustentabilidade e inovação para ajudar destinos e organizações a crescer.

Jorge Costa - CEO

António Jorge Costa

CEO | Estratégia e Desenvolvimento Turístico

António Jorge Costa é licenciado em Gestão e Administração Pública pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorado em Planeamento Estratégico pela Universidade de Surrey, Reino Unido. É co-fundador e presidente do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo - IPDT (www.ipdt.pt).
É Global Trends Editor do Worldwide Hospitality and Tourism Themes Journal, revista académica do Grupo Emerald; membro do Painel de Peritos do Barómetro da Organização Mundial do Turismo, do Conselho Consultivo do Aeroporto do Porto, e da direção da Associação do Turismo do Porto.
De janeiro de 2017 a julho de 2019 desempenhou funções de Tourism Strategy Development Specialist, no World Bank Group, com responsabilidade pelo desenvolvimento do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de São Tomé e Príncipe.
Na área académica, foi Professor de Gestão Estratégica, Diretor do Programa de Doutoramento em Ciências
Empresariais e Pró-reitor Académico da Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.
Das atividades académicas desenvolvidas, destacam-se as seguintes: Professor / Investigador convidado: Bournemouth University e University of Surrey (Reino Unido); Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade dos Açores, ISCTE / INDEG Business School, Universidade Católica Portuguesa, Instituto Internacional de Formação em Turismo e Hotelaria - IHTTI (Neuchatel, Suíça), Universidade Luterana do Brasil e Universidade Católica de Fortaleza (Brasil).
Editor Regional, Europa do Sul e América Latina, do International Journal of Contemporary Hospitality Management (Emerald), de 1997 a 2013.
Diretor Regional do Projeto Worldwide Hospitality and Tourism Trends - WHATT, patrocinado pela HCIMA (Reino Unido), com o objetivo de desenvolver pesquisa aplicada e consultoria nas áreas do turismo, aviação comercial, hotelaria e viagens, integrando centros de investigação em todos os continentes.
Membro do Comité de Avaliação Externa da Fundação das Universidades Portuguesas (Ministério da Educação).
Publicou ativamente em revistas e atas de conferências internacionais (mais de uma centena de artigos), incluindo três livros académicos nas áreas da gestão, marketing e turismo. Foi revisor (peer reviewer) para jornais académicos como: Management Decision, International Journal of Hospitality Management, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Annals of Tourism Research e The Academy of Management.
Desempenhou funções de diretor de marketing e vendas e gestor de grupo de produtos em dois dos maiores grupos económicos em Portugal antes de ingressar no mundo académico. Continua a desenvolver investigação aplicada e consultoria, tendo prestado serviços de consultoria para entidades como: British Council, , Grupo Accor/Amorim, Grupo Vila Galé, Sheraton, TAP Portugal, Observatório de Turismo dos Açores, Ministério de Turismo e Energia de Cabo Verde, Gabinete do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ministério da Hotelaria e Turismo de Angola, Governo Regional dos Açores, Governo Regional da Madeira, Direção Geral do Turismo de São Tomé e Príncipe, Grupo Banco Mundial, PNUD, UNCTAD e OMT.
Foi membro do International Board of Advisers do Instituto de Turismo e Hotelaria do Ministério do Turismo de Sri Lanka; do Conselho Setorial do Turismo do Ministério da Economia e Inovação, Portugal; e do Conselho Estratégico da Associação Portuguesa da Hotelaria (AHP).
Em setembro de 2011, juntamente com a equipa do IPDT, recebeu a Medalha de Mérito Turístico do Governo Português por serviços relevantes prestados ao Sector de Turismo.
João Gomes

João Gomes

Diretor Executivo | Desenvolvimento Sustentável e Market Research

É Licenciado e Doutorado em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É fundador e Diretor Executivo do IPDT.
Iniciou a sua carreira profissional como gestor de grande valor no grupo SONAE, Portugal, trabalhando na área da gestão da qualidade. Foi professor convidado em Market Research no ISCTE, Portugal e de 1997 a 2012 foi Professor Associado na Universidade Fernando Pessoa. Orientou teses de mestrado e doutoramento em Portugal e no Brasil, publicou dois livros e vários artigos científicos. Coordenou diversos Estudos de Mercado realizados pelo IPDT e participou na elaboração Planos Estratégicos e de Marketing para clientes públicos e privados. Desde 2002, tem estado ativamente envolvido no desenvolvimento, organização, implementação e avaliação de programas de certificação de sustentabilidade de empresas e destinos turísticos.
Possui uma vasta experiência em investigação aplicada no setor do turismo, sendo Professor de Química, Estatística, Métodos Quantitativos, Ferramentas da Qualidade e Pesquisa de Mercado.
Desde 1999 tem coordenado diversos projetos de consultoria, pesquisa de mercado e formação para empresas e instituições de renome internacional no setor do turismo. É Project Leader nas Assessorias ao Governo dos Açores, Governo da Madeira e Municípios de Melgaço e Guimarães, para a certificação sustentável destes destinos pela EarthCheck, entidade certificadora acreditada pelo GSTC (Conselho Global para o Turismo Sustentável).
Como especialista em processos de certificação, e conhecedor das diferentes normas nacionais e internacionais de certificação, nomeadamente de sustentabilidade e património, é o coordenador do IPDT para esta área.
Mónica Montenegro

Mónica Montenegro

Diretora Executiva | Marketing e Desenvolvimento

É Licenciada em Marketing, Pós-graduada em European Tourism Management e Mestre em Gestão. Fez um MBA no Reino Unido e foi consultora de grupos multinacionais a operar nos setores farmacêutico, eletrónico, petroquímico e turístico, onde coordenou e desenvolveu projetos nas áreas de serviço ao cliente e comportamentos de consumo; planeamento estratégico; e marketing e comunicação.
Foi docente e investigadora nas Universidades de Bournemouth e Surrey, no Reino Unido, tendo desenvolvido ações de educação contínua e action learning a nível de formação graduada e pós-graduada.
Atua no setor do turismo desde 2000, sendo fundadora do IPDT (www.ipdt.pt), membro afiliado da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas, especializada em pesquisa e consultoria no setor do turismo.
Atualmente é diretora executiva do IPDT para a área de Marketing e Desenvolvimento; é Diretora de marketing do Anuário ‘O Turismo em’; e editora do número especial anual da revista WHATT (World Hospitality and Tourism Themes
Áreas de especialização: gestão de destinos turísticos, planos estratégicos de marketing turístico, branding de destinos, desenvolvimento de produtos e experiências, destinos turísticos sustentáveis, envolvimento da comunidade (residentes e agentes económicos), estratégia e comunicação digital.

Detém uma vasta experiência no setor do turismo, adquirida através da coordenação e execução de projetos de consultoria para clientes nacionais e internacionais, dos setores público e privado, centrando a sua intervenção no desenvolvimento de destinos e empresas turísticas – criação de produto, captação de mercados, atração de investimento e estratégias de branding). A sua intervenção assume-se como uma intermediação entre o desenvolvimento estratégico e a implementação de ações, avaliadas no sentido da concretização de metas e superação de resultados.

Daniel Costa

Daniel Costa

Diretor de Projetos | Planeamento Turístico e Estratégia Digital

Licenciado em Turismo pelo ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão e Mestre em Gestão e Planeamento do Turismo pela Universidade de Aveiro, é Diretor de Projetos no IPDT, onde coordena equipas multidisciplinares e assegura a execução eficiente dos projetos nas várias áreas de atuação.
Tem desenvolvido a sua carreira nas áreas da consultoria, planeamento turístico e gestão do património, com experiência consolidada na elaboração de planos estratégicos e projetos com forte componente de envolvimento comunitário. Liderou a equipa técnica dos projetos “Lugares Património Mundial do Centro de Portugal”, “Boas Práticas e Orientações para a Certificação do Património da CIRA”, “Arte Xávega e Cultura Artesanal” e os processos de inscrição do “Barco Moliceiro” no Inventário Nacional e na Lista Indicativa da UNESCO.
Foi coordenador técnico de duas edições do projeto “ALA + T – Qualificar para o Turismo”, desenvolvido em parceria com o Turismo de Portugal, envolvendo 230 decisores turísticos de 108 municípios portugueses. Desde 2019, integra a equipa responsável pela Certificação Internacional dos Açores, Madeira, Melgaço e Guimarães como destinos turísticos sustentáveis, ao abrigo da norma da EarthCheck.
Entre 2015 e 2017, foi consultor especialista em acessibilidade e mobilidade urbana sustentável, tendo participado na elaboração de sete Planos de Mobilidade Urbana Sustentável e liderado a criação dos primeiros 20 itinerários turísticos acessíveis em Portugal, em parceria com o Turismo de Portugal.
Paralelamente, é o Diretor de Projetos do IPDT, assumindo a coordenação global dos projetos em curso.
Daniela Alves

Daniela Alves

Diretora Administrativa e Financeira | Gestão da Qualidade

Licenciada em Gestão de Empresas, colabora com o IPDT desde março de 2005, onde desempenha atualmente funções como Diretora Administrativa e Financeira. Presta apoio à Direção e assegura a gestão administrativa, financeira, logística e de recursos humanos da empresa.
Coordena o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), garantindo a sua implementação, monitorização e melhoria contínua. Lidera a execução de auditorias internas, promove a formação da equipa e assegura o cumprimento dos processos e da Política da Qualidade.
Colabora ainda na área de Market Research, com experiência consolidada na recolha e análise de dados no contexto do turismo. Participou em diversos projetos estratégicos desenvolvidos pelo IPDT, com destaque para o estudo do Perfil do Turista que visita o Porto e Norte de Portugal. Tem estado envolvida em análises de notoriedade de destinos, avaliação e monitorização de eventos e impacto mediático de ações de comunicação, colaborando em projetos para a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Turismo Centro de Portugal, Museu do Futebol Clube do Porto e Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012, entre outros.
Marcília Almeida

Marcília Almeida

Marketing Digital e Web Development

Colabora com o IPDT desde março de 2003. Com formação em Marketing Digital, iniciou o seu percurso profissional na área de análise e recolha de dados, desenvolvendo projetos de monitorização e estudos de mercado no setor do turismo.
Ao longo da sua trajetória no IPDT, evoluiu para a área de Web Development, especializando-se na gestão de back-end e no backoffice de websites e plataformas digitais, aliando uma forte componente de Marketing Digital e SEO. A sua experiência abrange a integração de bases de dados e a gestão de WordPress e WooCommerce, assegurando a configuração técnica e otimização dos websites para motores de busca.
Além do desenvolvimento web, é responsável pela configuração e gestão de plataformas de inquéritos, email marketing, automação de campanhas digitais e pela gestão de Social Media Ads e Google Ads. A sua experiência em Search Engine Optimization (SEO) garante que os projetos digitais desenvolvidos maximizem a sua visibilidade e impacto online.
Destaca-se a sua colaboração no desenvolvimento dos websites Sustainable Azores, Discover Melgaço, Cá no Minho, Barcelos pelas mãos dos Mestres, I do! Braga, Threads of Gold - Póvoa de Lanhoso, Go2Nature e Ria Viv'arte, onde alia a estrutura técnica à maximização da performance digital. Tem ainda um papel fundamental na operação e monitorização de campanhas de Google Ads e Meta Ads para o Museu FC Porto, o Alto Minho e a marca Mondego-Bussaco. Adicionalmente, é responsável pela gestão da Loja Online do IPDT em WooCommerce.
Paralelamente, na área de análise e recolha de dados, coordena a gestão do Barómetro do Turismo, um projeto que acompanha a evolução do setor através da auscultação de mais de 160 decisores do turismo em Portugal. Entre 2015 e 2025, participou na recolha e análise mensal de dados do estudo sobre o Perfil do Turista que visita o Porto e Norte de Portugal, contribuindo para a caracterização detalhada dos visitantes da região. Além disso, tem colaborado em diversos estudos de mercado, analisando perfis de turistas, notoriedade de destinos e avaliação e monitorização de eventos para entidades como a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, o Município de Vagos, o Turismo do Centro de Portugal e o Futebol Clube do Porto.
Ana Pimentel

Ana Pimentel

Design de Comunicação e Web design

Licenciada em Design de Comunicação pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e com uma especialização em Design Gráfico e Projetos Editoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tem desenvolvido a sua atividade no setor do turismo e da cultura, com foco em identidade visual, design editorial, web design e museografia.
Entre 2016 e 2020, trabalhou como designer gráfica em projetos turísticos e culturais do setor público, destacando-se a imagem dos 500 anos da Cidade de Tavira, o Museu Municipal de Alcoutim, a exposição permanente da Dieta Mediterrânica, a exposição dos 100 anos de Quarteira e os Guias de Tavira.
Desde 2020, integra a equipa do IPDT, onde é responsável pela coordenação criativa da imagem institucional e pelo design dos projetos editoriais, com destaque para a revista Turismo Em. Desenvolveu projetos relevantes como a marca turística de Vila Nova de Gaia, a Grande Rota 50 (Peneda-Gerês), o projeto Ria Viv’arte, a identidade Madeira Tão Sustentável, Melgaço + Sustentável e a campanha da Reserva da Biosfera Gerês-Xurés. No âmbito editorial, criou mapas e guias de Melgaço, a brochura Porto Region e o livro Barco Moliceiro – uma herança da Ria.
Conta ainda com experiência consolidada em web design, tendo desenvolvido projetos como Cá no Minho, Barcelos pelas mãos dos Mestres, I do! Braga, Threads of Gold, Go2Nature, Discover Melgaço e Ria Viv’arte. É também responsável pela produção de conteúdos editoriais estratégicos para o blog do IPDT.
Joana Teixeira

Joana Teixeira

Comunicação e Planeamento Territorial

Licenciada em Geografia e Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É também Pós-graduada em Comunicação, Marketing e Relações Públicas pela Escola de Jornalismo do Porto.
Colabora com o IPDT como consultora nas áreas de Planeamento Territorial, Comunicação e Sustentabilidade. Desde 2021, integra a equipa técnica responsável pela Certificação Internacional dos Açores, Madeira e Melgaço como destinos turísticos sustentáveis, contribuindo para a sua implementação, monitorização e avaliação.
Tem participado em diversos projetos de planeamento turístico, estudos de mercado, análise e ordenamento do território, investigação aplicada e certificações de sustentabilidade. A sua experiência abrange também a participação em redes internacionais de turismo MICE e Leisure, com enfoque na articulação entre estratégias territoriais e comunicação.
É responsável pela gestão e produção de conteúdos editoriais para diferentes públicos e canais, assegurando a criação, edição e adaptação de materiais informativos e promocionais para imprensa, blogs, newsletters, publicações académicas, guias e eBooks. Elabora também textos e roteiros para conteúdos audiovisuais, ajustando-os aos objetivos e suportes de comunicação.
Colabora ainda no desenvolvimento de planos de comunicação institucionais e digitais, com base na análise de tendências, temas de interesse e atualidade. Participa em apresentações públicas, moderação de debates e ações institucionais, dando também apoio transversal à execução de projetos internos e externos do IPDT.
Fábio Caldeira

Fábio Caldeira

Planeamento Turístico

Licenciado em Turismo pelo ISLA Gaia e Mestre em Turismo, Território e Patrimónios pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, desenvolve a sua atividade no IPDT nas áreas de planeamento turístico, estudos de mercado e comunicação digital.
Colabora ativamente na elaboração de estratégias para destinos turísticos, tendo participado em projetos como a Revisão do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores – Horizonte 2030, o Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras, o Plano Estratégico para o Turismo de Almada, a Estratégia de Desenvolvimento, Promoção e Captação de Novos Turistas – Albufeira, e o Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Vila Real de Santo António.
Desde 2023, integra a equipa técnica responsável pela Certificação Internacional dos Açores e da Madeira como destinos turísticos sustentáveis, ao abrigo da norma da EarthCheck. No âmbito dos estudos de mercado, colaborou em projetos como o Perfil do Turista do Porto e Norte de Portugal e o Relatório de Performance Turística de Leiria.
É também responsável pela gestão da presença digital do IPDT, colaborando no plano de comunicação e na estratégia de marketing digital, com enfoque na criação e gestão de conteúdos para redes sociais, blog, website e newsletters. Dá ainda apoio transversal à execução de projetos internos e de clientes nas diferentes áreas de atuação do IPDT.
Márcia Lopes

Márcia Lopes

Design de Comunicação e Social Media

Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, integra a equipa de Comunicação e Marketing Digital do IPDT, onde desenvolve conteúdos gráficos e multimédia no contexto de projetos turísticos e institucionais.
Tem colaborado no desenvolvimento de identidades visuais e materiais promocionais para destinos e entidades do setor, com destaque para a marca turística de Albufeira, os suportes de comunicação de Vila Nova de Gaia e a edição da Agenda Turística do IPDT. Participou ainda na gestão de conteúdos e monitorização das redes sociais da marca Mondego-Bussaco, contribuindo para a coerência e eficácia da comunicação digital do destino.
No IPDT, integra a equipa responsável pela gestão da presença digital da instituição, colaborando no plano de comunicação e na estratégia de marketing digital. Desenvolve peças criativas para redes sociais, vídeos, newsletters e campanhas promocionais, assegurando a adaptação gráfica dos conteúdos a diferentes públicos, formatos e objetivos. A sua atuação cruza competências em design gráfico e produção audiovisual, com enfoque na promoção das dinâmicas, projetos e iniciativas desenvolvidas pela equipa.
Ana Ferreira

Ana Ferreira

Sustentabilidade

Licenciada e Mestre em Bioengenharia Molecular pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, é consultora no IPDT na área da Sustentabilidade.
Desenvolve projetos nas áreas da sustentabilidade e do desenvolvimento turístico sustentável, com especial foco na aplicação de normas internacionais de certificação. Integra a equipa responsável pela Certificação Internacional de destinos turísticos e empresas sustentáveis pela norma da EarthCheck, tendo participado nos processos de certificação dos Açores, Madeira, Melgaço, Guimarães e Futebol Clube do Porto. Fez parte da equipa que acompanhou a Região Autónoma dos Açores na conquista do nível I de Ouro da certificação EarthCheck.
É também responsável pela coordenação do Plano de Ação para a Sustentabilidade do IPDT e pela elaboração do Relatório de Sustentabilidade da instituição, assegurando a recolha, tratamento e análise de indicadores, bem como os cálculos associados ao desempenho ambiental e à melhoria contínua das práticas internas.

Quer fazer parte da nossa equipa?

Os nossos valores:

Atuação integrada

Encaramos o turismo como um fenómeno económico e social complexo, devendo ser reconhecido e valorizado.

Desenvolvimento sustentável

Os nossos projetos implicam, sempre, compromissos de sustentabilidade.

Valorização das pessoas

Preconizamos modelos de desenvolvimento turístico centrados no benefício das pessoas e dos lugares.

Foco nos resultados

Ajudamos as empresas e os destinos turísticos a crescer e a tornarem-se mais competitivos e sustentáveis.

As nossas conquistas e reconhecimentos:

2024

Nomeação de EarthCheck Brand Ambassador para Portugal

2023

Conclui a certificação da Madeira com destino turístico sustentável pela norma EDS (EarthCheck Destination Standard)

Atribuição do prémio de melhor artigo do ano de 2023 da revista WHATT

2022

Líder de mercado nacional especialista no desenvolvimento estratégico de destinos turísticos

Eleito representante de classe consultoria da Associação de Turismo do Porto

2021

Associado da Associação de Turismo do Porto

2020

Integração na rede de membros do GSTC

2019

Conclui o processo de certificação dos Açores – primeiro Arquipélago do Mundo com certificação de destino turístico sustentável pela Earthcheck

2018

ALA+T – Primeiro Programa Nacional de Qualificação da Administração Local Autárquica

2017

Integração do Museu FC Porto na rede de membros afiliados da OMT – primeiro museu desportivo do mundo a fazer parte desta rede mundial

2015

Oficialmente editores da Emerald Publishing para “Global Trends Editor” anual da WHATT

2014

Integração no Conselho Consultivo do Aeroporto do Porto

2011

Atribuição da medalha de Mérito Turístico pelo Governo de Portugal

2010

Integração no painel de peritos do Barómetro da Organização Mundial do Turismo

2008

Academia Aberta do Turismo – Caso de Excelência a nível mundial atribuído pela OMT

2004

Lançamento do 1º MBA em Turismo em Portugal

Os nossos clientes:

Logo IPDT Turismo 2024
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.