O MUNDO

1. Esperança foi a palavra de ordem
O ano arrancou com a vacinação para a COVID-19. Um pouco por todo o mundo as vacinas foram sendo administradas e com elas muita esperança de que pudessem controlar a pandemia. Pelo meio, o alarme soou levando à suspensão temporária da administração da vacina da AstraZeneca em diversos países europeus, por receio de possíveis efeitos secundários.
O turismo continuava restrito, sendo aconselhadas apenas viagens consideradas indispensáveis. Ainda hoje continuam a existir restrições de viagens para alguns destinos, e este é um cenário em constante alteração, pelo que é conveniente pesquisar sempre informação sobre o destino antes de viajar.

2. O Certificado Digital UE
Aprovado durante a presidência portuguesa da União Europeia, o Certificado Digital COVID da UE é um documento digital criado com o objetivo de facilitar e estimular a circulação livre e em segurança na União Europeia durante a pandemia de COVID-19. É constituído por um QR Code que deve ser apresentado através de um dispositivo móvel ou em formato de papel e por uma assinatura digital, sendo verificada a sua validade através do portal UE Gateway. O Certificado Digital COVID da União Europeia está em utilização desde 1 de julho de 2021 e dá acesso a viagens, restaurantes, hotéis, eventos, recintos desportivos, etc.

3. Turismo internacional ganha fôlego
Em junho e julho, o turismo internacional teve indícios de melhoria, em virtude do alívio das restrições às viagens e do aumento progressivo da vacinação, levando a que o consumidor se sentisse mais confinante e seguro em viajar, principalmente para a Europa.
O Barómetro da OMT indicava que, em julho de 2021, 54 milhões de turistas atravessaram fronteiras internacionais, o que significa uma diminuição de 67% relativamente ao ano de 2019, ainda assim resultados animadores face a 2020.
Segundo a mesma fonte, para 45% dos especialistas inquiridos pela OMT, o turismo internacional só voltará a chegar aos valores de 2019 em 2024 ou mais tarde, já 43% dos especialistas acredita que em 2023 os valores serão alcançados.

4. Desenvolvimento sustentável e inclusivo
O Dia Mundial do Turismo é comemorado a 27 setembro, e em 2021 teve como tema o crescimento inclusivo, promovendo também o desenvolvimento sustentável.
As Nações Unidas acreditam que o fator chave para a recuperação e o crescimento global é o regresso do turismo. Assim, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, afirmou a necessidade de “repensar, transformar e recomeçar o turismo com segurança, uma vez que esta atividade ajuda na criação de emprego, na construção de uma sociedade determinada, inclusiva, sustentável e orientada para a igualdade de género”.

5. Um Acordo Climático aquém das expectativas
A COP26 decorreu em novembro de 2021 e culminou com a assinatura do Pacto Climático de Glasgow, um documento com dez páginas que foi assinado por todos os 197 países das Nações Unidas que participaram. O acordo tem como objetivo apressar a luta contra a crise climática e pactuar com propostas climáticas mais firmes e consequentes.
Eis os principais resultados positivos:
• Mantém-se a ambição do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5ºC
• Compromisso de redução global das emissões de dióxido de carbono em 45% até 2030, em comparação com 2010, e de neutralidade de emissões de CO2 até 2050
• Reforço do financiamento climático, por parte dos países mais ricos, para a adaptação às alterações climáticas por parte dos países mais pobres.

6. O princípio do fim?
Depois de um ano de esperança, reabertura de fronteiras e regresso parcial à normalidade, o último trimestre de 2021 voltou a colocar em dúvida a retoma do turismo e das viagens internacionais. O aumento de casos um pouco por todo o mundo e o surgimento de uma nova variante da COVID19 – a Omicron – foram os principais constrangimentos à progressão do setor rumo à plena recuperação. Perante a incerteza do futuro, novas rotinas e hábitos surgiram, como por exemplo a testagem voluntária para eventos como jantares e almoços de família e amigos. Perante as caraterísticas da nova estirpe – mais contagiosa, mas menos agressiva – alguns especialistas avançam que podemos estar perto do fim da pandemia, tornando-se a COVID-19 uma doença endémica, a curto prazo.

7. Previsões apontam para quebras de 70 a 75% face a 2019
Segundo o último relatório da European Travel Comission (ETC), embora a procura na Europa esteja pronta para uma recuperação plena, devido às elevadas taxas de vacinação no continente, o tráfego internacional de turistas não deverá atingir os níveis de 2019 antes de 2024.
Por outro lado, a agência especializada das Nações Unidas para o turismo (OMT) revelou ainda que as chegadas de turistas internacionais deverão permanecer este ano 70% a 75% mais baixas do que antes da pandemia. Por sua vez, o setor do turismo deverá terminar o ano de 2021 com perdas de 1,78 mil milhões de euros, numa recuperação do setor classificada como “frágil” e “lenta”.
PORTUGAL

1. A 3ª vaga em Portugal
O mês de janeiro de 2021 penalizou fortemente os “excessos” cometidos no Natal e fim-de-ano, o que levou o Governo a avançar com um novo confinamento geral a 15 de janeiro.
Segundo dados da universidade John Hopkins, dos Estados Unidos, a terceira vaga de Covid-19 em Portugal foi das mais violentas do mundo. O número de mortes diárias desde o dia 12 de janeiro superou, em média, o de países como a Espanha ou Estados Unidos, tendo-se registado mais de 300 óbitos por dia no pico da pandemia, a 28 de janeiro de 2021.

2. Melhor Destino Europeu 2021
Quando já se começava a pensar em desconfinamento, e após a reabertura das escolas primárias e creches a 15 de março, Portugal conquistou o galardão de Melhor País a visitar em 2021, pela European Best Destinations.
Os internautas elegeram Braga, Porto, as praias de Cascais e do Algarve, a Madeira e os Açores, como locais imperdíveis, o que consolida a posição do país como destino de excelência mantendo-se no topo das preferências dos turistas.

3. Portugueses de volta às viagens
Em maio, Portugal recebeu novamente um grande evento desportivo com público, depois de vários meses. A final da Champions League decorreu no Estádio do Dragão, com a vitória do Chelsea FC sobre o Manchester City.
Por sua vez, de acordo com o estudo internacional “Vacation Rental Survey”, Portugal foi o destino eleito pelos portugueses para viajar, mas 31% dos portugueses preferiam viajar pela Europa. O estudo referia ainda, que os portugueses preferiam viajar no verão, e que 22% destes consideravam viajar só em 2022.
O estudo apontava dois fatores capazes de influenciar a decisão de realizar uma viagem, tanto em Portugal como no mundo: a vacina contra a Covid-19 e a diminuição da propagação do vírus.

4. Turismo Interno ganha nova dinâmica
As dormidas de turistas residentes atingiram em agosto de 2021 o valor mensal mais elevado desde que há registos, aumentando 24,2% em termos homólogos, para 4,2 milhões, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O turismo interno ganhou fôlego e cresceu o número de portugueses que fazem férias no próprio país, procurando inclusive destinos no interior. Assistimos a um aumento do interesse por destinos rurais e de natureza, e a uma maior procura por formas alternativas de mobilidade e alojamento, como autocaravanas e alojamento rural e local.

5. Vacinação em Portugal é sucesso mundial
Com o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo à frente da task force de vacinação contra a COVID-19 em Portugal, o país conseguiu ter 85% da população inoculada em tempo recorde. O feito foi alvo de notícia a nível internacional, encontrando-se Portugal entre os países do mundo com taxas mais elevadas de vacinação atualmente. No mês de julho, chegaram a ser administradas mais de 150 mil vacinas num só dia.
No último trimestre do ano, o país começou a administrar a dose de reforço a maiores de 65 anos e iniciou-se também a vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos de idade.

6. World Travel Awards Europe 2021
Portugal recebeu 26 “óscares” do turismo em várias categorias. Começando pelas ilhas, a Madeira recebeu o prémio de melhor destino insular e os Açores o melhor destino para aventura. No continente, o Algarve foi eleito como melhor destino de praia da Europa, a empresa Douro Azul recebeu o prémio de melhor empresa europeia para cruzeiros, e o porto de Lisboa o melhor porto para cruzeiros. Os Passadiços do Paiva foram galardoados como a principal atração turística da Europa, e obtiveram o prémio de melhor projeto de desenvolvimento turístico da Europa.
Estes foram os prémios gerais atribuídos a Portugal, os restantes foram para a hotelaria, agências de turismo e rent-a-car.

7. Ânimo VS incerteza
Segundo dados do INE, no mês de outubro de 2021, o turismo em Portugal registou um crescimento homólogo de 139% no segmento das dormidas e de 115,5% nos hóspedes. Em novembro, o setor do alojamento turístico assinalou aumentos de 265,5% em hóspedes e 287,7% em dormidas, face ao mesmo mês de 2020, tendo o mercado interno contribuído com 1,3 milhões de dormidas e os mercados externos 2,3 milhões.
Perante estes dados, os últimos meses de 2021 foram de algum ânimo para a atividade turística nacional, que deu sinais de recuperação. No entanto, o disparar de casos de COVID-19 em dezembro e o regresso de medidas contenção vieram ensombrar 2022, permanecendo uma enorme incerteza quanto ao futuro do setor a curto prazo.
CONTRIBUTO IPDT

1. Worldwide Hospitality and Tourism Themes
O IPDT coordenou mais uma edição da prestigiada revista Worldwide Hospitality and Tourism Themes (WHATT, volume 12, número 6, 2020), e apresentou neste número 10 soluções possíveis para uma sociedade mais inclusiva. O IPDT assume – desde 2014 – a edição do número especial anual sobre tendências internacionais do turismo da revista científica WHATT, editada pelo Professor Richard Teare, como reconhecimento do trabalho de investigação desenvolvido pelo Instituto. Esta publicação divulga a investigação e as reflexões da autoria de diversos especialistas e académicos da área, apresentando soluções práticas para os desafios do turismo.

2. Turismo’21
O IPDT lançou em abril de 2021 a 15ª edição da revista Turismo’21, que foi apresentada num webinar, contando com a participação de Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo e Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, entre outros.
Esta edição dedica um caderno especial às respostas do setor à pandemia e aborda as principais tendências e previsões para o desempenho do setor ao longo do ano.
Em mais de 120 páginas a revista faz uma viagem por temas como bleisure, marketing digital, turismo inclusivo, estratégia, slow-tourism, sustentabilidade, gastronomia, inovação tecnológica, cultura, entre muitos outros.

3. Ebook Estruturar e Promover Produtos Turísticos
Lançado em meados do ano, este Ebook reuniu as principais tendências ao nível da estruturação de produtos turísticos, considerando o perfil do consumidor pós-pandemia, as questões que este mais valorizará e as ferramentas que as empresas e os destinos turísticos devem trabalhar para conseguir promover a sua oferta de forma mais eficaz. As conclusões do Ebook resultam de um processo de investigação do IPDT ao longo de meses, de outputs de vários estudos internacionais sobre o impacto da pandemia, e da opinião dos principais decisores do turismo em Portugal, membros do Barómetro do Turismo do IPDT.

4. Ebook | 10 prioridades para o turismo no mandato 2021/2025
Em ano de eleições autárquicas, o IPDT® – Turismo e Consultoria analisou o impacto que o setor do turismo teve nas políticas autárquicas no mandato 2017/2021 e identificou as apostas a considerar para o horizonte pós-eleitoral – 2021/2025. Os resultados apontam 4 grandes linhas orientadoras para o mandato agora em vigor, dando origem a um eBook. O documento está disponível para consulta e download gratuito, e surge numa altura em que o turismo assume um papel determinante no desenvolvimento dos territórios e das comunidades locais.

5. IPDT Tourism Conference
Ainda que novamente em formato online, a IPDT Tourism Conference realizou-se no dia 16 de dezembro. Esta, que foi a 16ª edição do evento, teve como tema central os “Contributos para uma agenda estratégica para o turismo – horizonte 2022”.
Em debate estiveram temas como: os grandes desafios e oportunidades para o turismo em 2022, a importância da sustentabilidade para o desenvolvimento, como estão os destinos a preparar-se para a retoma e as principais tendências para o turismo em 2022.
Com a participação de Rita Marques, Adolfo Mesquita Nunes, Sandra Carvão, Francisco Calheiros, entre muitos outros, a edição pode ser revista no canal de Youtube do IPDT. Os contributos resultantes do evento vão ser compilados num documento que pretende servir de guia orientador para definir a agenda do Turismo em 2022, a ser lançado no início do ano.

6. Tendências para 2022
Após um ano de 2021 onde os avanços e recuos da atividade turística foram constantes, motivados pelo surgimento de novas variantes da COVID-19, as empresas e os destinos encaram a vacinação da população mundial como uma importante alavanca para que o setor das viagens possa retomar a normalidade.
Mantendo a tradição e fazendo jus à sua Missão, o IPDT reuniu as principais tendências que vão impactar o setor do turismo e viagens em 2022, publicando-as num artigo que pode ser consultado online. As 10 tendências apresentadas resultam de um exercício da equipa do IPDT, suportado em investigação própria e nos contributos obtidos na edição nº 65 do Barómetro do Turismo IPDT.