Skip to main content

Com a evolução das plataformas, e o surgimento de novas ferramentas e possibilidades, surgem algumas tendências que deverão marcar o panorama das redes sociais em 2017. A indústria turística deve estar sensível às transformações que de seguida analisamos:

Vídeo em tempo real

Aplicativos como o Periscope, Facebook, Instagram e Twitter transmitem vídeo ao vivo desde o final de 2016. O live stream oferece inúmeras novas possibilidades aos destinos, contribuindo para aumentar o interesse do turista.

Ferramentas de mensagens instantâneas

Aproximadamente 3,5 mil milhões de utilizadores recorrem a aplicativos de mensagens instantâneas como o Whatsapp, Facebook Messenger, etc. A personalização na comunicação individual permite cativar e fidelizar. Muitos grupos hoteleiros já perceberam a importância desta ferramenta, oferecendo ao cliente atendimento 24 horas. O aplicativo permite ao hóspede fazer reservas, perguntas e obter recomendações de viagem.

Ferramenta de marketing

As já referidas aplicações oferecem alternativas ao comercio tradicional. Em 2017, a colaboração comercial entre o destino turístico e as empresas locais através das redes sociais volta a revelar-se um desafio.

Realidade virtual

A realidade virtual está cada vez mais presente. Um relatório de 2016 da KPCB prevê que o streaming de vídeo venha a representar quase 75% de todo o tráfego da internet. Neste sentido, a realidade virtual pode oferecer a experiência de imersão que outros formatos não dispõem.

Publicidade em dispositivos móveis

As receitas em publicidade nas redes sociais continuam a crescer. O Facebook obteve receitas de 7 mil milhões de dólares em 2016, tendo 80% do valor correspondido a anúncios para dispositivos móveis. Por outro lado, o Twitter recebeu 90% da sua receita por esta via. Com estes dados, os destinos turísticos devem considerar o potencial da publicidade em redes sociais e facilitar o trabalho dos técnicos no uso dessas ferramentas.

Inteligência artificial, uma realidade

Os bots inteligentes estão em crescimento. As redes sociais estam cada vez mais dotadas de inteligência artificial para satisfazer a exigência dos utilizadores que não querem esperar por uma resposta, permitindo a recolha de dados essenciais para a satisfação das exigências dos consumidores. No entanto, a tendência para 2017 é que a análise de dados seja realizada de forma cada vez mais eficaz, prestando uma resposta imediata ao consumidor.

Agora que já conhece as seis tendências para as redes sociais em 2017, é tempo de avaliar o desempenho e realinhar as estratégias!

Como podemos ajudar?

Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.

O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism

Contactos diretos

T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt

Logo IPDT Turismo 2024
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.